Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Entenda o caso Marcela Temer e por que backup pode ser tão perigoso!

by 05:18 0 comentários

O CASO 
No ano de 2016, a atual primeira dama foi alvo de um ciberataque com direito a extorsão. O hacker, identificado como Silvonei José de Jesus Souza, teria comprado um HD de um ambulante em São Paulo à 8 anos atrás. O disco rígido possuía um banco de dados de um provedor de internet. Armazenava informações como e-mail, endereço, CPF, número de telefone e número de contrato de cliente com a empresa. A princípio, Silvonei utilizaria os dados para enviar mala direta.
O hacker disse, em processo, que soube do nome de Marcela por meio de uma matéria na internet. Pesquisou por ele em seu banco de dados, mantido em seu computador desde então, e o achou. Usou o e-mail da primeira-dama para resgatar a senha do iCloud de Marcela. O sistema de armazenamento da Apple é usado por qualquer um que possua um iPhone, iPad, iPod ou um Mac. Ele guarda fotos, gravações de áudio, vídeos, contatos e outros documentos presentes nesses aparelhos.
Hacker Silvonei José de Jesus Souza, preso por tentar extorquir a primeira-dama Marcela Temer
Após restaurar o backup dos arquivos de Marcela em seu próprio iPhone, Souza guardou algumas fotos e áudios. A partir daí, passou a acompanhar as mensagens de WhatsApp dela. Em uma conversa pelo aplicativo, fingiu ser Marcela para conversar com o irmão dela, Karlo, a quem pediu R$ 15 mil. Argumentou que precisava do dinheiro para tintas e mão de obra. Karlo afirmou ter identificado a irmã pois a conta de WhatsApp tinha a mesma foto e apelido que ela costumava usar no aplicativo. Isso ocorreu no dia 4 de abril de 2016.
Condenado por estelionato, extorsão e obtenção de vantagem indevida, Souza pediu também em abril do ano passado, R$ 300 mil para não vazar fotos íntimas e áudios de Marcela.

A CONVERSA ENTRE MARCELA E O HACKER
Em fevereiro deste ano, o grupo Anonymous divulgou imagens com as mensagens da conversa entre Silvonei e a atual primeira dama. 

Postagem do grupo Anonymous no Facebook
(leia a conversa completa aqui)
(visualize a postagem aqui)

COMO SE PROTEGER?
Existem quatro grandes serviços de armazenamento de dados e arquivos na internet: o Google Drive, Dropbox, OneDrive (da Microsoft) e iCloud (Apple).
Os usuários que guardam conteúdo pessoal nesses serviços confiam que as empresas que os gerenciam prezam pela segurança contra invasões. Porém, o golpe citado aqui mostra que todo aplicativo, sistema ou serviço tem suas falhas em segurança. Então:

1) Evite dar "dicas" a quem acessar seu backup
Muita gente salva seus contatos telefônicos e de e-mail com nomes muito pessoais, que entregam o grau de relacionamento: como "mãe", "pai" e "amor" (marido ou mulher). Se possível, use os nomes pessoais. Também evite, em conversas de WhatsApp, SMS e afins, fornecer dados que possam ser usados por estranhos contra você, como senhas de contas de e-mail, detalhes das contas bancárias, quanto tem guardado em dinheiro ou algum tipo de questão profissional mais delicada.

2) Faça backup offline
Serviços de backup online podem ser usados em caráter temporário. Você não precisa guardar tudo lá para sempre. Um jeito de ficar mais seguro é transferir o backup para arquivos offline, como um HD externo. Você também pode fazer isso no WhatsApp.

3) Ou simplesmente não faça backup
É uma opção mais radical, mas funciona se você é daqueles mais desapegados, que não fazem questão de guardar as conversas. Desabilite os backups automáticos, como o do WhatsApp ou do e-mail, e/ou limpe periodicamente as mensagens.

4) Seja precavido, mas não neurótico!
Se você seguir alguma das dicas anteriores, já estará mais protegido que a maioria. Ao mesmo tempo, não precisa ficar excessivamente preocupado e desconfiado de qualquer serviço online. É preciso dar algum crédito às empresas de tecnologia se quiser continuar desfrutando do serviço. O WhatsApp, por exemplo, anunciou recentemente a verificação em duas etapas que já torna a vida de criminosos muito mais difícil. Siga periodicamente uma postura segura na web, e as chances de se tornar vítima reduzirão bastante.

Se você deseja entender sobre segurança digital:

Comente sua opinião no blog ou em nossas redes sociais!