Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Cibercriminosos ameaçam a vida de adolescentes através de desafios pelas redes sociais

by 12:11 0 comentários
     
FIQUE ATENTO! Um novo "jogo" está tomando conta das redes sociais, é perigoso e coloca a vida de crianças e adolescentes em risco. Baleia Azul, surgiu na Russia entre 2015 e 2016 e consiste em 50 desafios dados por um "curador", um por dia, que vão de "assistir filmes psicodélicos e de terror numa determinada hora da madrugada" até rasgar a própria pele no formato de letras, desenhos, chegando até o suicídio como desafio final.
Crianças e adolescentes estão sendo coagidas a participar deste jogo sob ameaça. O "curador", que provavelmente tem acesso a bancos de dados nacionais, entra em contato com a vítima informando dados pessoais, mostrando conhecer seus amigos e família. A vítima então é "convidada" a participar do jogo em troca da segurança destes. No desespero, o desafio é aceito e não é possível mais parar. 
Os criminosos buscam por esta faixa etária por serem pessoas mais facilmente impressionáveis.

Clique na imagem para ampliar
"Primeira tarefa: desenhe uma baleia com estilete no braço, depois tire uma foto quando estiver sangrando e me envie. Você, seus amigos e sua família correm perigo, espero que você salve a eles. Dez minutos para a conclusão, fico no aguardo. Contagem começando", O perfil de quem enviou a mensagem se apresenta como Victor Moreira e diz que trabalha na "empresa" Baleia Azul Jogo.

Perfil de um dos possíveis curadores do jogo 
ISSO É SÉRIO!
Pode parecer coisa de gente fraca, entrar num jogo desses, acreditar numa ameaça assim, mas está acontecendo, pessoas estão cometendo suicídio, estão se mutilando por causa do jogo.
Alem disso, não é somente sob ameaça que as pessoas estão aceitando. Os cybercriminosos estão entrando em grupos de auto-ajuda de pessoas com depressão e transtornos psiquiátricos para procurar suas vítimas. Uma pessoa com depressão profunda por exemplo, é muito vulnerável psicologicamente e só precisa de um gatilho para fazer algo ruim consigo. Este jogo acaba por incentivar que o pior aconteça. 
É facil encontrar noticias no google de algum dos casos
FIQUE ATENTO AOS SINAIS!
Os sinais de que uma pessoa entrou no jogo são bem característicos. 
• A primeira tarefa do jogo é se cortar com uma navalha na palma da mão. Logo, a pessoa que está no jogo com certeza já concluiu este desafio para ir pros próximos. Verifique as mãos, braços, enfim, todo o corpo de seus filhos e procure por cortes. 
• Além disso, foi verificado que, algumas vítimas que chegaram a cometer suicídio, tinham suas notas na escola reduzidas drasticamente.
• Isolamento, tristeza frequente, tensão, estresse, também são sinais nos participantes destes jogos, já que o mesmo pode leva-los à depressão, caso ainda não estejam. 
• Verifique também os downloads recentes nos dispositivos eletrônicos, o desafio os leva a assistir determinados filmes "psicodélicos" e de terror. Isso pode ser também um dos sinais.


É CRIME? O QUE DEVO FAZER A RESPEITO?
De acordo com o advogado criminalista Paulo Crosara, a conduta dos mentores do Baleia Azul é criminosa. "Induzir (criar a ideia de suicídio em alguém), instigar (incentivar alguém que já estava pensando em suicídio) ou auxiliar (ajudar materialmente o suicida) o suicídio de outra pessoa é crime, de acordo com o art. 122 do Código Penal, punido com pena de 02 a 06 anos de prisão caso o suicídio se consuma ou de 01 a 03 anos de prisão caso a tentativa de suicídio resulte em lesão corporal grave. É um delito grave, sendo um dos cinco crimes no Brasil que são levados à júri popular".
O advogado alerta que, caso você seja ou conheça alguém nessa situação, é preciso procurar imediatamente as autoridades competentes. "Você poderá lavrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia (em algumas cidades maiores, há delegacias especializadas em crimes cibernéticos) e/ou procurar o Ministério Público de sua comarca. Caso você tenha acesso às conversas trocadas entre o mentor e o jogador, pode comparecer a um cartório de notas, onde será lavrada uma ata notarial, dando fé pública ao conteúdo das mensagens (essa ata será importante fonte de prova caso as mensagens sejam apagadas)".
 
QUAIS SÃO OS DESAFIOS?
Traduzidos primeiro do Russo para o Inglês e depois para o Português alguns podem não fazer sentido, mas são os desafios dados pelos "curadores" do jogo.




DEIXE SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS OU NAS REDES SOCIAIS!