Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Falso aplicativo da Uber pode roubar seus dados

by 08:41 0 comentários

Um novo golpe vem sendo aplicado na internet envolvendo um falso aplicativo da Uber para smartphones com sistema Android. De acordo com a Symantec, empresa de segurança digital que revelou o caso, os hackers por trás desse golpe utilizam o malware chamado Android.Fakeapp.

O aplicativo falso simula a interface do app oficial da Uber e pede que o usuário digite seu login e senha. Se isso acontecer, os dados pessoais são enviados a um servidor remoto.

Para enganar o usuário, o app consegue até mesmo pedir uma viagem no app verdadeira da Uber, o que dificulta a identificação do programa malicioso no smartphone.
Para evitar cair nesse ou em golpes semelhantes, a Symantec recomenda que você mantenha seus aplicativos atualizados; não instale apps que não sejam provenientes da loja Google play Store; fique atento às permissões solicitadas pelos aplicativos; e, se quiser, use uma solução de segurança no smartphone.

Em comunicado, a Uber ressalta que “como essa técnica de phishing exige que os consumidores façam o download de um app malicioso fora da Play Store oficial, recomendamos apenas fazer o download de aplicativos de fontes confiáveis. No entanto, queremos proteger nossos usuários, mesmo que tenham cometido um engano. É por isso que temos uma série de controles e sistemas de segurança instalados para ajudar a detectar e bloquear logins não autorizados, mesmo que você forneça sua senha acidentalmente.”


Conheça o serviço de Segurança Digital da Arx Soluções em Tecnologia & Negócios