Não é preciso de televisão para acompanhar os jogos da copa hoje em dia. A tecnologia traz outras formas de contemplar nossa seleção sem sair de casa e sem precisar da televisão, porém, algumas dessas alternativas podem trazer prejuízos ao seu celular, computador ou tablet. Confira agora 5 dicas para acompanhar os jogos na internet COM SEGURANÇA!
1. Assista aos jogos nos sites oficiais das emissoras que transmitem a Copa.
Ok, é verdade: há muitos sites de streaming piratas por aí, e acessá-los pode ser até mais cômodo. Mas isso não muda o fato de que essas páginas pouco se importam com a segurança de quem assiste. Banners que direcionam para páginas maliciosas, pop-ups invasivos e ofertas não muito confiáveis não são incomuns, como lembrou Rory O’Connor, vice-presidente sênior de segurança cibernética da Irdeto, uma empresa que combate esse tipo de site.
Se você não conhece as soluções de streaming oficiais, nós falamos delas aqui. A lista tem a opção gratuita, o Globoplay, e outras pagas, como a Fox Play e a Globosat Play.
2. Desconfie também dos sites que parecem legítimos.
Te mandaram o link para o streaming do jogo no site de uma das emissoras? Antes de seguir em frente e clicar, confira se o endereço é o correto, e não uma versão levemente editada, com um zero no lugar da letra “o” ou coisa parecida. A dica vem da Soluti, empresa especializada em certificação digital.
Caso você tenha recebido uma URL encurtada, peça a completa – ou procure no Google mesmo, para ter certeza de que você está indo ao lugar certo. É bom ficar esperto mesmo se o endereço tiver HTTPS, indicado pelo cadeado verde na barra de endereço. Costuma ser sinal de segurança, mas não é tão difícil arrumar um certificado falso para isso hoje em dia. Por isso, também é bom clicar no icone e checar quem emitiu a aprovação.
3. Fique atento a e-mails e mensagens de promoções e campanhas da Copa.
Ataques com ofertas falsas, de phishing, costumam crescer em datas especiais e no mundial não é diferente. Por isso, não deixe de seguir aquela regra de sempre: desconfie de e-mails e mensagens com promoções boas demais para ser verdade e de campanhas relacionadas à Copa, mesmo que o remetente seja aparentemente confiável.
A dica vale para ofertas de eletrônicos, promoções de passagens e ingressos (caso você já esteja pensando em 2022) e até para outras coisas mais inusitadas. Em 2014, cibercriminosos criaram um abaixo-assinado para pedir a volta de Luís Suárez ao mundial – mas não passava de um site para colher dados das pessoas.
4. Não informe seus dados em qualquer site.
Essa é uma continuação das duas dicas anteriores. Clicou no link que você recebeu por e-mail ou WhatsApp? Antes de informar seus dados ali, confira se a página é legítima. Caso o endereço tenha um cadeado, clique nele, confira as informações para saber quem emitiu o certificado. Desconfie bastante – e fuja – caso o site não seja confiável e ainda esteja pedindo dados demais e informações sensíveis, como senhas, RG, CPF e números de cartão.
5. Cuidado com as redes públicas de Wi-Fi.
Quer fazer streaming de um jogo, mas sem torrar todo o seu pacote de 4G? Use um Wi-Fi, mas sempre tomando cuidado. Não confie em redes totalmente abertas, evite acessar sites com senhas (especialmente bancos) e desative o compartilhamento de arquivos via rede caso esteja no notebook.