Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Governo Federal libera 14º salário para trabalhadores; é golpe??

by 07:45 0 comentários

Com a proximidade do final de ano, hackers estão se aproveitando para enganar usuários de smartphones com a falsa promessa de que o Governo Federal liberou um lote de 14º Salário para os brasileiros que fazem aniversário entre os meses de janeiro a junho.
De acordo com a Psafe, empresa de segurança digital, em apenas dois dias, mais de 320 mil pessoas foram afetadas.


Disseminada via Whatsapp, a armadilha promete ao usuário que já tenha trabalhado registrado conforme a CLT a possibilidade de conferir se ele tem o direito de receber, por meio da Caixa Econômica Federal, o valor de um salário mínimo (R$937).

Para fazer a consulta, bastaria acessar um link e responder três perguntas:
• Você já possui o cartão cidadão?
• Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?
• Atualmente está registrado?


Independente das respostas fornecidas, o internauta é encaminhado para uma nova página que sinaliza um benefício disponível a ser resgatado. Porém, para realizar o suposto saque, é necessário que ele compartilhe o link com dez amigos ou dez grupos de conversa via Whatsapp. Desta forma, o cibercriminoso consegue disseminar com a maior velocidade o seu golpe, atingindo um maior numero de vítimas.

"O diferencial desse golpe é que , em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links. Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, em algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas", explica Emilio Simoni, Gerente de segurança da PSafe.

-----------------------------------------------------------
Veja outros golpes postados no blog:
-----------------------------------------------------------

Para não cair em armadilhas no mundo digital, a Psafe reforça a inportância de desconfiar de qualquer promessa exagerada que chega por mensagens, checando sempre se é algo real. Além disso, é imprescindível que o smartphone tenha instalado um software de segurança com a fulção antishiphing, pois esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no ambiente online.