Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Você tem NOMOFOBIA?? Faça o Teste e descubra AGORA!

by 06:00 0 comentários

A Nomofobia é caracterizado por uma forte angústia causada pela incapacidade de comunicação por meio de  celulares ou computadores. A palavra é a abreviatura para “No Mobile phone phobia", ou fobia de ficar sem celular. Esse tipo de fobia foi identificado na Inglaterra, em 2008.

SINTOMAS
Os sintomas vêm à tona sempre que uma pessoa fica impossibilitada de se comunicar ou se conectar a um aparelho tecnológico utilizado para comunicação. Esse termo é recente e ainda está sendo estudado. Medo, ansiedade, estresse e ataques de pânico ao pensar em sair sem celular. Os sintomas podem levar a outros efeitos colaterais, como tremores, sudorese, tontura, dificuldade em respirar, náuseas, dor no peito, aceleração da freqüência cardíaca. 
Um vídeo na página inicial do Instituto Delete - responsável por pesquisas, testes e tratamentos na área - mostra bem como acontece a nomofobia no dia-a-dia em toda a sociedade. Assista:


ORIGEM DO PROBLEMA
Esta dependência psicopatológica vai além de uma fobia "simples", de modo que os remédios naturais, tais como anti-ansiedade podem não ser eficazes. Baixa auto-estima e dificuldades nos relacionamentos sociais são fatores de risco que podem causar nomofobia.
O vício no sistema de recompensa de redes sociais – como os likes de facebook, retuítes, views em vídeo de youtube, e ‘corações’ no Instagram – também pode ser um fator que contribui na dependência, pois é uma forma de obter pequenos prazeres psicológicos de forma fácil e rápida.

SAIBA SE VOCÊ POSSUI NOMOFOBIA
O Instituto Delete, disponibiliza 4 testes para identificar se o indivíduo possui vício em redes sociais, internet e celular. Você pode ter acesso à estes testes nos links abaixo.
Testar meu nível de dependência de:
- Whatsapp
- Facebook
- Internet
- Celular

Ou, você pode testar agora se possui nomofobia, marcando em uma folha o número das afirmativas que combinam com você. Vamos começar?
(  ) 1- Já me disseram que eu passo tempo demais no celular.
(  ) 2- Meus amigos e familiares se queixam da forma como utilizo o celular.
(  ) 3- Escondo das pessoas a quantidade de tempo que eu gasto com o celular.
(  ) 4- Uso o celular por mais tempo do que gostaria.
(  ) 5- Já usei/uso o celular para conversar com outras pessoas quando me sinto sozinho(a).
(  ) 6- Perco horas de sono por conta do tempo que passo usando o celular.
(  ) 7- Fico angustiado(a) quando passo um tempo longe do celular.
(  ) 8- Já usei/uso o celular para me sentir melhor quando estou triste.
(  ) 9- Me sinto perdido sem o celular.
(  ) 10- Minha produtividade caiu como resultado direto do uso do aparelho.
(  ) 11- Acontece de usar o celular para eu não lidar com questões mais importantes e urgentes.
(  ) 12- Sinto-me ansioso(a) se tenho que desligar o celular por um tempo, ou quando acaba a bateria.
(  ) 13- Já usei o celular para conversar com alguém quando me senti deslocado em alguma situação.
(  ) 14- Uso o celular quando deveria estar fazendo outras coisas, e isso me acarreta problemas.
(  ) 15- Acho muito difícil desligar meu celular
(  ) 16- Acredito que nunca passo tempo suficiente usando celular.
(  ) 17- Já tentei usar menos o celular mas não consegui.

RESULTADO
• ATÉ 7 RESPOSTAS MARCADAS:
Cuidado, você pode estar começando a perder o controle do uso de seu aparelho.

• 8 À 11 RESPOSTAS MARCADAS:
É possível que o uso excessivo do celular já esteja lhe causando problemas. Considere buscar ajuda profissional.

• 12 À 17 RESPOSTAS MARCADAS:
Você perdeu o controle do uso de celular em sua vida, e isto pode lhe causar sérios problemas de interação social, prejuízos acadêmicos e profissionais, assim como em relações interpessoais. Procure ajuda de um profissional imediatamente.