Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Entenda a onda de ciberataques que atingiu empresas do mundo todo e saiba como se proteger!

by 04:52 0 comentários


Uma onda de ataques de ransomware atingiu na sexta passada (12) empresas e hospitais do mundo todo, principalmente da Europa. Dentre as principais instituições vitimadas estão 16 hospitais de atendimento público do Reino Unido, e as empresas de telefonia móvel Telefónica, da Espanha, e Portugal Telecom.

De acordo com o Guardian, os sistemas de TI de hospitais do National Health Service (NHS, serviço nacional de saúde, espécie de SUS da região) passaram a mostrar mensagens exigindo US$ 300 em bitcoin para devolução de seus dados. O valor, em tese, subiria com o tempo. 

O ataque parece ter acontecido simultaneamente em todos os hospitais afetados.
Por conta do ataque, pacientes precisaram ser transferidos para outras instituições, e diversas consultas, exames e operações precisaram ser cancelados. Os funcionários foram orientados a desligar todos os computadores e, em alguns casos, desconectar todos os cabos de rede, e aguardar futuras instruções. 
Todas as atividades não-urgentes foram adiadas. O NHS emitiu um comunicado sobre a situação, que pode ser lido abaixo:

Comunicado da NHS
Segundo dados preeliminares da investigação, o malware responsável pelo ataque é da variedade Wanna Decryptor. O NHS ainda não sabe dizer se os dados médicos dos pacientes foi comprometido, e disse que compartilharia mais informações sobre o caso conforme as tivesse.

Telecomunicações
A empresa espanhola de telecomunicações Telefónica (que opera no Brasil como Telefônica Vivo) também foi afetada pelo ataque. Em nota, a empresa informou que "na manhã de hoje (12), foi detectado um incidente de segurança cibernética [na Telefónica Espanha] que afetou alguns computadores de colaboradores que estão na rede corporativa da empresa". A empresa então ativou o protocolo de segurança para fazer os sistemas voltarem a funcionar.
No mesmo comunicado, a empresa informou que "a Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação". 

O jornal português Observador também relatou que a Portugal Telecom, uma das principais operadoras do país, foi vitimada pelo ataque.
Na Espanha, o ataque também afetou a empresa de energia Gas Natural e Iberdrola. O ataque colocou outras empresas de telecomunicações e bancos da Europa em estado de alerta. Segundo a BBC, o ataque pode estar ligado a um vazamento de falhas de segurança conhecidas (mas não divulgadas) pela NSA, que ocorreu em agosto do ano passado.
O banco espanhol Santander e a empresa de consultoria KPMG também foram vitimados pelo ataque, de acordo com o El País.

No Brasil
Em nota à imprensa, o INSS informou que os serviços das agências de todo o país foram suspensos em razão da suspeita de ataques. O comunicado não explica se os sistemas chegaram a ser invadidos, ou se a medida foi tomada por precaução. O texto foi enviado por celular, já que os computadores tiveram de ser desconectados.


"Os serviços nas agências foram suspensos nesta sexta-feira (12/05), após indícios de cyber ataques na rede mundial de computadores. Os atendimentos marcados para esta data serão reagendados. A Data de Entrada de Requerimento (DER) dos cidadãos agendados será resguardada", diz o comunicado.

O malware
A Avast informou em comunicado à imprensa que o malware usado nos ataques é o WannaCrypt0r 2.0. Segundo o líder do laboratório de ameaças da empresa, Jakub Kroustek, "observamos um pico maciço de ataques do WannaCrypt0r 2.0, com mais de 36 mil detecções até agora". Segundo ele, a maior parte dos ataques está direcionado a Rússia, Ucrânia e Taiwan. A infecção pelo malware pode acontecer quando o usuário abre um anexo de e-mail ou acessa um site que ativa o ataque por meio de um link malicioso.

Segundo a Avast, o ataque de hoje afetou 85% dos computadores da Telefónica na Espanha. Por lá, os funcionários teriam sido orientados a desligar seus computadores e voltar para casa. Embora o malware possa ser removido dos computadores, caso ele tenha afetado os dados dos funcionários e a empresa não tenha backup, o problema será ainda mais sério.

Como se proteger?
Você precisa baixar a atualização registrada como MS17-010, lançada em 14 de março deste ano. O update vale para todas as versões do Windows a partir da era Vista, incluindo Windows 7, Windows 8 e, é claro, o Windows 10. A correção resolve uma vulnerabilidade no protocolo de transferência de arquivos do sistema, o SMB.

Nesta página você encontra o link para download, diretamente do site da Microsoft, dos pacotes de atualização para cada versão do sistema operacional. Você precisa saber se o seu PC roda em um processador de 32 ou de 64 bits - para isso, clique com o botão direito em "Meu computador", na pasta de arquivos da sua máquina, e depois em "Propriedades".

Por exemplo: se você estiver no Windows 7 e tem um processador de 32 bits, baixe o arquivo identificado como "Windows 7 Service Pack 1 para sistemas de 32 bits (4012212) - Apenas segurança". Se estiver no Windows 10, procure por um link com o mesmo nome, mas identificando o Windows 10 e o número, 32 ou 64, do processador do seu PC.

Se você tem o Windows 10 e quer saber se seu sistema está 100% atualizado, vá até as configurações do PC (aquele ícone de uma engrenagem no menu Iniciar) e clique em "Sistema". Na barra à esquerda, clique em "Sobre". Procure pela versão do seu sistema. Se for a 1703, então você está seguro.

• Quer saber mais sobre segurança digital?