Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

FIQUE ATENTO! Apps para Android usam microfone para ouvir o ambiente e te monitorar.

by 06:30 0 comentários

Em 2015, foi descoberto um fato alarmante: a empresa SilverPush criou um sistema que emitia sons inaudíveis em anúncios, mas que eram captados por aplicativos em celulares, permitindo monitorar hábitos de espectadores também no mundo offline. A empresa foi descoberta e prometeu eliminar o serviço, mas o fato é que a ferramenta continua mais popular do que nunca.

Só em janeiro, foram criados 234 aplicativos, que já foram baixados milhões de vezes do Google Play, usando o kit da SilverPush, de acordo com pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Braunschweig, na Alemanha. Para comparação, em abril de 2015 eram apenas cinco aplicativos.
A técnica vale tanto na web quanto em anúncios off-line, como na TV. Quando o material é exibido, ele emite sons inaudíveis que são captados por outros dispositivos, como smartphones, tablets, TVs, entre outros. Assim, é possível fazer o acompanhamento dos hábitos da pessoa entre múltiplos dispositivos.
A imagem acima mostra exemplos de diferentes ameaças de privacidade introduzidas por canais laterais ultrassônicos. 
• (A) Balizas ultra-sônicas são incorporadas em áudio de TV para rastrear os hábitos de visualização de um usuário; 
• (B) balizas ultra-sônicas são usadas para rastrear um usuário em vários dispositivos; 
• (C) O local do usuário é rastreado precisamente dentro de uma loja usando sinais ultra-sônicos; 
• (D) os visitantes de um site são anonimizados Através de balizas ultra-sônicas enviadas pelo site.

A SilverPush reafirmou ao site Ars Technica que sua tecnologia já foi aposentada e que a empresa não está mais ativa. No entanto, mesmo sabendo desta posição, os pesquisadores atestam que todos os 234 aplicativos usam o recurso para que celulares escutem os sons ultrassônicos sem qualquer tipo de alerta a seus usuários, embora não tenham encontrado nenhum tipo de conteúdo transmitido pela TV que fizesse uso desse tipo de áudio.
Boa parte dos aplicativos que têm o recurso incorporado são legítimos, incluindo empresas como o McDonald’s das Filipinas.

Cinco dos 234 apps comprometidos - FONTE: Artigo
Felizmente, existe solução para se proteger desse monitoramento indesejado. Celulares Android com versão 6.0 ou superior possibilitam ajustar as permissões para que aplicativos não tenham acesso ao microfone do aparelho, o que resolve a situação. Essa é, inclusive, uma boa sugestão para todos os apps; o recomendável é que os únicos aplicativos que tenham essa permissão sejam aqueles que trabalham diretamente com vídeo e áudio.