Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Por que Bitcoin é a moeda favorita dos hackers?

by 06:16 0 comentários

A onda de ciberataques este ano fez com que a Bitcoin novamente fosse mencionada como forma de pagamento. Mas, afinal, por que é que os invasores sempre escolhem a moeda digital para o “resgate” dos sistemas “sequestrados”?
Antes de mais nada é importante deixar claro que a Bitcoin não é ilegal. Você pode comprar e esperar que ela valorize para ganhar dinheiro, da mesma forma que você faria com ações financeiras ou com a compra de moedas estrangeiras, por exemplo.

Para explicar isso é preciso entender que, diferentemente de transações bancárias, a Bitcoin permite maior confidencialidade. Isso, no entanto, não significa dizer que as transações não possam ser rastreadas. Elas podem, mas não é algo simples de ser feito.
O próprio site da moeda digital deixa isso bem claro: “Todas as transações Bitcoin são públicas, rastreáveis e armazenadas permanentemente na rede Bitcoin”. Todas as carteiras – que funcionam como contas bancárias – podem ser acessadas por qualquer pessoa, desde que esta saiba o endereço eletrônico (URL) dela.

No entanto, as Bitcoins podem ser criadas por qualquer pessoa e você não precisa usar uma identidade real para possuir as moedas. Dessa forma, tudo o que pode ser rastreado é a carteira digital e as transações realizadas.
Enquanto opera com a moeda, o usuário não pode ser fisicamente identificado. Esse processo só pode ser feito quando ele realiza o câmbio de Bitcoin para dinheiro real. Nesse caso, porém, não é possível afirmar com certeza que o usuário adquiriu o dinheiro proveniente de alguma atividade ilícita. Há sempre como alegar que as Bitcoins foram recebidas em troca de algum outro serviço.

Controle absoluto
Diferentemente de como ocorre nos bancos, no qual o seu dinheiro pode ser bloqueado por alguma razão, não há como isso acontecer com Bitcoins. Todas as transações financeiras são controlas única e exclusivamente pelo dono da carteira. (Você pode criar sua carteira aqui)

Valorização
A Bitcoin valoriza e desvaloriza como ocorre com o Dolar, por exemplo. 1 Bitcoin até a data desta matéria está valendo mais de 12 mil reais. Isso mesmo!!! Em 2009, quando o bitcoin foi lançado, ele custava muito menos do que 1 dólar. A primeira negociação foi 10mil bitcoins por 2 pizzas. Você pode acompanhar a "cotação" da Bitcoin neste site.
Cotação no dia 25/05/2017
Mina
Existe uma forma de ganhar Bitcoins sem vender coisas. Com as "minas", é possível ganhar diariamente uma quantia, que vai depender das configurações do computador utilizado para minerar. 
Uma máquina para minerar Bitcoins gasta bastante energia, esquenta além do normal - o que faz necessário um gasto a mais para refrigeração - e infelizmente é muito cara. Como o valor do Bitcoin varia diariamente, é um risco adquirir um PC para minerar e não recuperar o dinheiro gasto posteriormente.


O processo de mineração consiste em tentar decifrar códigos com valores criptografados emitidos pelo software. Essas emissões são sequências de bits geradas pelo algoritmo do programa, sendo chamados de “hashs”. Envolvem equações matemáticas altamente complexas.
Quem consegue decifrar o código primeiro ganha uma determinada quantidade de Bitcoins. O vencedor e os seus Bitcoins são informados pelo seu nó aos demais para que todos validem e saibam que esses bitcons pertencem a esse minerador, de modo que ele possa fazer uso do seu prêmio.



Existe um grande banco de dados que atua como “livro de registros”, o chamado “blockchain”, onde cada transação é registrada de forma cronológica e linear, sendo também digitalmente assinada para garantir sua integridade e veracidade. Uma cópia dele está presente em cada nó, o que permite que eles possam validar ou não as informações recebidas de acordo com os dados que possuem.
Nesse sentido, a aprovação de cada transação depende de um consenso, o que previne fraudes.